Perguntas e Respostas

Perguntas / Respostas sobre Canderel

O Canderel Stevia® e a Stevia

Os edulcorantes de mesa Canderel não apresentam efeitos secundários conhecidos. Os edulcorantes efectivos presentes nos ingredientes de Canderel foram extensamente revistos pelas autoridades de segurança alimentar. Ambas, Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura e a Autoridade Europeia de Segurança Alimentar (EFSA) reviram a segurança do consumo de todos os aditivos e edulcorantes presentes nos produtos canderel, e elaboraram uma tabela de valores aproximados de Ingestão Diária Aceitável (IDA) para os produtos Canderel:
        CANDEREL

  Canderel Sucralose pó - Frascos de  40 e 90 g Canderel Sucralose Granulado 150 g Canderel comprimidos Canderel  Sticks
1 g stick
Canderel  Sticks
0.5 g stick
Criança com 20 kg 33 g ou 66 colheres de chá (0,5 g por colher) 50 g ou 20 colheres de chá (2,5 g por colher) 52 comprimidos 25 sticks 51 sticks
Adulto com 70 kg 116 g ou 232 colheres de chá (0,5 g por colher) 175 g ou 70 colheres de chá (2,5 g por colher) 184 comprimidos 90 sticks 181 sticks

         CANDEREL STEVIA

  Canderel Stevia pó - Frasco de 40 g Canderel Stevia Granulado 150 g
 
Canderel Stevia Sticks Canderel Stevia Comprimidos Canderel Açúcar e Stevia 250 g
Criança com 20 kg 10 g ou 21 colheres de chá (0,5 g por colher) 29 g ou 11 colheres de chá (2,5 g por colher) 14 sticks 15 comprimidos 40 g ou 16  colheres de chá (2,5 g por colher)
Adulto com 70 kg 38 g ou 76 colheres de chá (0,5 g por colher) 102 g ou 40 colheres de chá (2,5 g por colher) 50 sticks 53 comprimidos 140 g ou 56  colheres de chá (2,5 g por colher)

Os edulcorantes Canderel podem ser ingeridos por crianças, pessoas com diabetes (excepto Açúcar e Stevia). Também podem ser ingeridos por mulheres grávidas e a amamentar, no entanto deve ter em conta que durante a gravidez e amamentação, devem ingerir calorias adequadas para nutrir o feto e/ou criança. Em caso de dúvidas consulte o seu médico ou nutricionista. Crianças em fase de crescimento têm necessidades específicas a nível de calorias a ingerir, razão pela qual não é aconselhado o uso de edulcorantes por crianças com menos de 3 anos.

O Canderel Stevia® é o novo edulcorante com extractos de stevia, uma planta da América do Sul. O Canderel Stevia® oferece uma alternativa ao açúcar com ingredientes de origem natural e sem calorias.

O ingrediente activo do Canderel Stevia® é o Reb A de elevada pureza – o mais doce extracto da stevia Rebaudiana da América do Sul. Este extracto, que pode ser até 300 vezes mais doce do que o açúcar, é depois misturado com outros ingredientes de origem natural para criar o delicioso e puro paladar do Canderel Stevia® e aumentar o volume do edulcorante.

Comprimido de Canderel Stevia®:
    • Ingredientes: lactose (de leite), edulcorante (glicosídeos de esteviol), aromas, veículo (CMC reticulada), agentes anti-aglomerantes (sal de cálcio de ácidos gordos, dióxido de silicone).
    • • Os comprimidos de Canderel Stevia® são um adoçante sem calorias

Pó de Canderel Stevia®:
    • Ingredientes: maltodextrina, edulcorante (glicosídeos de esteviol), aromas.
    • O pó de Canderel Stevia® é um edulcorante com baixo teor de calorias

Pó de Canderel Stevia® em stick:
    • Ingredientes: dextrose, edulcorante (glicosídeos de esteviol), agentes anti-aglomerantes (pó de celulose) aromas.
    • O pó de Canderel Stevia® em stick é um edulcorante com baixo teor de calorias

A stevia Rebaudiana é uma planta da família do crisântemo que, originalmente, crescia em estado selvagem como um pequeno arbusto em certas regiões do Paraguai e do Brasil. Há séculos que é utilizada como edulcorante na América do Sul.
A partir da stevia podem obter-se várias substâncias naturais; uma das mais doces e saborosas é o rebaudiosídeo-A (Reb A) de elevada pureza, utilizado no fabrico do Canderel Stevia®.
Além da sua utilização como edulcorante de mesa, o extracto de Reb A também se usa para adoçar muitos produtos alimentares, incluindo chás, refrigerantes, sumos, iogurte, cereais e molhos de saladas.

A Stevia Rebaudiana é uma planta da família do crisântemo que, originalmente, crescia em estado selvagem como um pequeno arbusto, em certas regiões do Paraguai e do Brasil, onde a folha é usada como edulcorante há centenas de anos – é conhecida localmente como “Ka’a He’e” ou “Erva doce”.
O uso da planta como edulcorante foi observado, pela primeira vez, pelo botânico Antonio Bertoni em 1889. Mais tarde, Bertoni deu-lhe o nome de stevia Rebaudiana em honra do químico paraguaio que primeiro extraiu uma substância doce das suas folhas, o Dr O. Rebaudi.

Sendo o extracto de stevia até 300 vezes mais doce do que o açúcar, mas sem calorias ou hidratos de carbono, constitui uma saudável alternativa ao açúcar para quem controla a ingestão de calorias ou se preocupa com os níveis de açúcar na sua dieta.
Estudos efectuados mostram igualmente que a stevia não tem influência nos níveis de açúcar no sangue, o que torna este produto particularmente útil para diabéticos.

A diferença está no ingrediente activo que é, afinal, a substância edulcorante destes produtos. O Canderel Stevia® baseia-se no Reb A, o extracto mais doce da folha de stevia que, depois de misturado com outros ingredientes de origem natural, dá ao Canderel Stevia® um paladar puro e doce.

O Rebaudiosídeo A, ou Reb A tal como é vulgarmente conhecido, é o mais doce de todos os compostos naturais da folha de stevia. O Reb A é misturado com aromas naturais e outros ingredientes de origem natural, para dar ao Canderel Stevia® um paladar puro e doce. O Reb A é mais de 300 vezes mais doce do que o açúcar, ou seja, uma dose pequena substitui em grande escala o açúcar, sem calorias ou com baixo teor de calorias.

Sim, o Reb A é um componente natural da stevia. O Reb A não é sintético e nada no Reb A é química ou estruturalmente alterado quando é extraído da stevia. Contudo, para ser extraído na sua forma mais pura, passa por um processo de cristalização (semelhante à extracção do açúcar).

Pode encontrar mais informações sobre produtos de stevia em : www.globalsteviainstitute.com

Como são preparados os extractos de Reb A? (Como são extraídos os glicosídeos das folhas de stevia?)
A extracção do Reb A é um processo de três fases. Primeiro, utiliza-se água ou álcool para extrair o Reb A e o esteviosídeo (os dois principais componentes da stevia) das folhas de stevia. Depois, utiliza-se uma resina para separar o Reb A do esteviosídeo e de outros componentes. Finalmente, o Reb A é filtrado, dessalinizado e descolorido, antes de ser cristalizado para atingir a máxima pureza.

Qual é a diferença entre o esteviosídeo e o Rebaudiosídeo A?
O Reb A é o extracto mais doce e menos amargo da folha de stevia. Os rebaudiosídeos representam 2-6% do peso da folha seca da stevia. Os esteviosídeos representam 4-10% do peso da folha seca.

O esteviol ou o esteviosídeo são subprodutos do processo de isolamento/extracção do Reb A?
Não. O esteviol, o esteviosídeo e o Reb A são todos glicosídeos de esteviol.
Quando se extrai o Reb A, é muito difícil obtê-lo 100% puro, porque os rebaudiosídeos e os esteviosídeos encontram-se naturalmente juntos na stevia. O nível de pureza do Reb A no Canderel Stevia® é de 97%.

Saúde

Primeiro, o Reb A é metabolizado, por micróbios no cólon, para esteviosídeo e, em seguida, liberta uma molécula de glucose à medida que é convertido em esteviol. A molécula de glucose libertada é destruída pelas bactérias existentes no cólon e não é absorvida. Um estudo do sistema digestivo humano mostra que o esteviol não se altera com concentrações elevadas ou baixas, tal como observado através das fezes humanas

Sim. Os diabéticos são incentivados a controlarem os níveis de açúcar no sangue, limitando a quantidade de açúcar refinado ingerido nas suas dietas. O Canderel Stevia® ajuda a normalizar as dietas dos diabéticos, oferecendo-lhes maior variedade e flexibilidade para gerir a ingestão total de hidratos de carbono, deixando-os satisfazer a sua necessidade de sabores doces, sem afectar os níveis de insulina e açúcar no sangue.

O Canderel Stevia®, à semelhança de outros edulcorantes de baixas calorias, pode desempenhar um papel importante na redução da ingestão de calorias, sem sacrificar o delicioso sabor doce. Enquanto edulcorante de mesa, pode ser usado como substituto directo do açúcar, servindo para adoçar bebidas, polvilhar cereais ou entrar como ingrediente nas suas receitas preferidas.

Inocuidade do Canderel Stevia® / Inocuidade do Reb A

A segurança dos glicosídeos de esteviol (o ingrediente activo do Canderel Stevia®) para consumo humano foi estabelecida através de uma rigorosa investigação revista por especialistas, sendo que o US Food and Drug Administration e o Joint FAO/WHO Expert Committee on Food Additives (JECFA) reconhecem o produto como seguro.
Em Abril de 2010, o Painel da Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar em Aditivos Alimentares e Fontes de Nutrientes, emitiu a sua opinião, concluindo que “os glicosídeos de esteviol, em conformidade com as especificações do JECFA, não são cancerígenos ou genotóxicos, nem estão associados a nenhuma toxicidade reprodutiva/de desenvolvimento”.

A segurança dos glicosídeos de esteviol para consumo humano foi estabelecida através de uma rigorosa investigação revista por especialistas, sendo que o FDA e o Joint FAO/WHO Expert Committee on Food Additives (JECFA) reconhecem o produto como seguro. Mais de 200 estudos intensivos atestaram a segurança da stevia. Em 2006, a Organização Mundial de Saúde (OMS) levou a cabo uma avaliação exaustiva dos recentes estudos experimentais de extractos de stevia, efectuados em animais e seres humanos, concluindo que “o esteviosídeo e o rebaudiosídeo A não são genotóxicos in vitro ou in vivo e que a genotoxicidade do esteviol e de alguns dos seus derivados oxidativos in vitro não é expressa in vivo”. Segundo o relatório, também não foi encontrada nenhuma evidência de actividade cancerígena.

Depois de considerar todos os dados disponíveis sobre estabilidade, produtos de degradação, metabolismo e toxicologia, o Painel da Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar em Aditivos Alimentares e Fontes de Nutrientes estabeleceu, em 2010, uma Ingestão Diária Aceitável (IDA) de glicosídeos de esteviol, expressa em equivalentes do esteviol, de 4 mg/kg de peso corporal por dia. Trata-se da mesma IDA estabelecida pelo JECFA em 2008.

Uma ingestão diária aceitável, ou IDA, é a quantidade de uma substância específica (geralmente, um aditivo alimentar ou um resíduo de um pesticida ou medicamento veterinário) que pode ser ingerida diariamente (por via oral) em alimentos ou água potável, durante toda a vida, sem riscos apreciáveis para a saúde. A IDA é expressa pela massa corporal, geralmente em miligramas (da substância) por quilo de massa corporal por dia.

Sim. O Reb A pode ser ingerido com segurança por mulheres grávidas ou a amamentar. O Reb A foi testado e nenhum efeito foi encontrado na reprodução ou desenvolvimento. No entanto, as mulheres grávidas e a amamentar necessitam de uma dose de calorias adequada para alimentarem o feto ou o bebé, pelo que devem consultar um médico ou um dietista registado sobre as suas necessidades nutricionais.

Sim. Os diabéticos são incentivados a controlarem os níveis de açúcar no sangue, limitando a quantidade de açúcar refinado ingerido nas suas dietas. O Canderel Stevia® ajuda a normalizar as dietas dos diabéticos, oferecendo-lhes maior variedade e flexibilidade para gerir a ingestão total de hidratos de carbono, deixando-os satisfazer a sua necessidade de sabores doces, sem afectar os níveis de insulina e açúcar no sangue.

Sim. O Canderel Stevia® é adequado para diabéticos como parte de uma dieta equilibrada. Os diabéticos são incentivados a controlarem os níveis de açúcar no sangue, limitando a quantidade de açúcar refinado ingerido nas suas dietas. O Canderel Stevia® ajuda a normalizar as dietas dos diabéticos, oferecendo-lhes maior variedade e flexibilidade para gerir a ingestão total de hidratos de carbono, deixando-os satisfazer a sua necessidade de sabores doces, sem afectar os níveis de insulina e açúcar no sangue. O Reb A não faz aumentar os níveis de açúcar no sangue

Não existem evidências científicas que indiquem que o Reb A irá interagir com qualquer medicação receitada ou vendida sem receita. Nos estudos com humanos conduzidos até à data, não houve nenhuma referência a interacções.

O Reb A é seguro para crianças, desde que elas consumam calorias suficientes noutros alimentos, garantindo assim um crescimento e desenvolvimento correctos. O conjunto de provas científicas confirma que o Reb A é seguro para consumo por crianças.

Canderel Stevia® e o consumidor

O Canderel Stevia® não tem glúten. Não contém trigo, cevada, centeio ou aveia.

O Canderel Stevia® não contém fibras.

O Canderel Stevia® não tem glúten. Não contém trigo, cevada, centeio ou aveia.

O adoçante de mesa Canderel Stevia® foi concebido para substituir o açúcar em bebidas quentes ou frias e para adoçar cereais, frutos ou iogurte. Em relação ao desempenho do Canderel Stevia® em cozinhados, estamos constantemente à procura de inovações e fornecemos receitas e sugestões aos nossos consumidores em www.canderel.net

A gama do Canderel Stevia® está disponível nos seguintes formatos: Doseador 100, Frasco 40g e caixa de 40 Sticks.

O Canderel Stevia® não contribui para a formação de cáries porque não é afectado pelas bactérias da boca.