O equilíbrio nas suas refeições

Para preparar uma refeição equilibrada, é necessário...

Para preparar uma refeição equilibrada, é necessário procurar em cada um dos grupos de alimentos e escolher os que o atraem mais...

Exemplos de refeições equilibradas :

Exemplo 1 :

Salada de alface (vegetais crus), Linguado com tagliatelles (proteínas glícidos), Uma colher de óleo para a salada e uma noz de manteiga para derreter na massa (lípidos)

Exemplo 2 :

Ovos à florentina (proteínas) Uma noz de manteiga nos espinafres (fibras lípidos); 1fatia fina de queijo camembert acompanhado de pão (lacticínios glícidos ).
 

Um conselho para não se enganar

Escolha em cada grupo de alimentos aquele que lhe apetece para o seu menu (ex.: linguado) e complete com os outros grupos de alimentos (tagliatelles, salada mista, lacticínios). Mas o que fazer quando vê uma deliciosa quiche/tarte pois já contém os representantes de cada grupo, por exemplo presunto, lacticínios, fibras e gorduras?
A resposta encontra-se no elemento que falta: os legumes verdes e as frutas. Para equilibrar o seu menu, apenas precisa ter como acompanhamento da sua quiche uma salada mista ou simples, e terminar a refeição com uma fruta.
 

Tente construir a sua refeição equilibrada com as seguintes opções

Caso 1

Tomates recheados: legume(tomate) proteínas (o recheio da carne). Complete com arroz e um queijo 'petit suisse' com CANDEREL (fibras, lacticínios).

Caso 2

Omelete de queijo: proteínas lacticínios. Complete com salada mista e uma salada de frutas com CANDEREL.
 

O equilíbrio durante o dia

Para ficar em forma, é necessário fazer 5 refeicões por dia, com um pequeno almoço completo...

Exemplo 1 :

Refeição rápida no snack do lado: bife com batatas fritas (proteínas, glúcidos e lípidos). À noite, recupera ao comer uma grande salada mista com molho de iogurte e dois pedaços de pão, seguido de um queijo branco cremoso e de uma fruta. Neste tipo de refeição, privilegie os legumes verdes, as frutas, os lacticínios. Em caso de fome súbita, um lanche de manhã ou um lanche a meio da tarde pode favorecer o equilíbrio da sua alimentação durante o dia. Se não pode organizar a sua refeição segundo os princípios precedentes, basta completar o seu menu com o ou os grupos de alimentos que não comeu

Exemplo 2 :

Refeição entre amigos com um grande prato de spaghetti com 4 queijos (glúcidos, lacticínios e lípidos). A outra refeição terá um robalo grelhado (proteínas), legumes verdes, uma salada e uma sobremesa láctea com CANDEREL. Não se esqueça que são necessários 3 lacticínios por dia.