Stevia

Stevia: a história de uma planta com um poder adoçante único!

O que é a Stevia?

Stevia, um doce presente da natureza.

Stevia: a história de uma planta com um poder adoçante único!

Usada há séculos pelos índios Guarani do Paraguai e largamente consumida no Japão há mais de 30 anos, a Stevia é famosa pela sua excecional capacidade adoçante. Há 25 anos que os investigadores estudam esta planta “milagrosa” que se distingue pelo sabor doce das suas folhas. O Reb A, extraído da Stevia, é uma autêntica inovação em termos de edulcorante da natureza, sem todas as calorias do açúcar.

Designada por “Erva doce” pelos índios Guarani dada a sua origem

“Ka’a hé’e” (erva doce) é o nome atribuído à Stevia pelos índios Guarani do Paraguai. As folhas podiam ser usadas para adoçar os alimentos. Eram também utilizadas como adoçante na tradicional infusão “Yerba Mate”. Originalmente da América do Sul (Paraguai), a Stevia é um pequeno arbusto verde que cresce em estado selvagem, pertencente à família das Asteraceae. Está ligada às flores e ervas aromáticas, como a camomila ou as margaridas.

O cultivo de Stevia

Onde é produzida a Stevia?

A Stevia é originária da América do Sul - Brasil, Argentina e Paraguai. O clima destas regiões é ideal para o crescimento da planta, com uma temperatura média de 25°C, uma altitude de 500 a 1500 m e solo arenoso. Hoje em dia, as plantas de Stevia podem ser encontradas em muitos países, como a China ou a Coreia do Sul.

Como se cultiva a Stevia?

O cultivo de Stevia requer trabalho manual e atenção constante; chuva e sol são igualmente essenciais ao seu desenvolvimento. Os caules da Stevia são cortados a 5 cm do solo, em três ou quatro colheitas anuais. Após a limpeza das folhas e dos caules, as folhas de Stevia são secas ao sol ou com secadores de ar quente, antes da extração do Reb A e respectiva purificação.

Quais são os diferentes tipos de Stevia?

Há centenas de variedades de Stevia. Cada planta é única e contém uma quantidade única de glicosídeos de esteviol nas suas folhas.

O que é o Reb A?

O Reb A, ou rebaudiósido A, é o mais doce componente natural da folha de Stevia. Esta substância, naturalmente doce, está totalmente isenta de calorias porque não é absorvida pelo organismo e não tem qualquer valor nutricional. Não é sintética, nem resulta de uma reação química.

Como é produzido o Reb A?

Secagem e microfiltração:
As folhas secas da planta são tratadas com água, através de um método semelhante ao processo natural de fabrico de chá, para isolar e extrair o Reb A.

Purificação e cristalização:
A infusão é depois purificada para eliminar substâncias diferentes do Reb A. A água é removida e o Reb A é cristalizado, dando origem a um edulcorante natural, cujo elevado nível de purificação (≥95% de Reb A) melhora significativamente o seu sabor.

Origem da Stevia

Ao longo dos séculos, os Indíos Guarani do Paraguai e do Brasil descobriram o paladar único da Stevia.

Início do Sec. XIX
O consumo de Stevia estende-se pelo Paraguai, Argentina e Brasil.

1887
O Dr. Moisés Santiago Bertoni descobre as virtudes da Stevia através de guias índios nativos, enquanto explorava as florestas do Paraguai Oriental.

Início do Sec. XX
As qualidades benéficas da Stevia são descritas, pela primeira vez, no jornal de botânica de Bertoni, “um fragmento de folha, com apenas alguns milímetros quadrados é suficiente para produzir uma sensação doce na boca que se mantém durante uma hora, e algumas folhas pequenas chegam para adoçar uma chávena de café ou chá forte”.

1908
A primeira colheita de Stevia é efetuada no Paraguai.

1931
Dois químicos franceses isolam os glicosídeos que dão o sabor doce à Stevia. Estes componentes foram designados por esteviósido e rebaudiósio.

1971
O Japão dá início ao cultivo de Stevia que passa a ser uma alternativa ao açúcar. Os japoneses utilizam extratos de Stevia em variados produtos alimentares, desde sodas a marinadas. O esteviósido foi aprovado e largamente utilizado no Japão durante 40 anos. No Japão a Stevia representa 40% do mercado de edulcorantes.

Anos 90
O cultivo de Stevia aumenta a nível mundial.

Actualmente
Em mais de 20 países (ex: Estados Unidos da América, Suíça, Austrália e França) as autoridades chegaram a um acordo para a comercialização de produtos baseados em extrato de Stevia. A Merisant produz o Canderel Stevia, fabricado com Reb A, o componente mais doce dos extratos de Stevia.